Imagem capa - Fotografia como presente de casamento: coisas que você PRECISA saber! por Paulo Degering Rosa Junior
Casamento

Fotografia como presente de casamento: coisas que você PRECISA saber!

"Ganhei a cobertura fotográfica dos meus padrinhos"; "Quero presentear os noivos com a fotografia"


Quem nunca ouviu isso? Nós ouvimos bastante. E dar a fotografia é uma atitude louvável, pois, para os noivos, a fotografia é um dos serviços mais "caros" do grande dia (lembrando que fotografia não tem preço, tem valor!). Mas existem algumas coisas MUITO importantes a serem levadas em conta, tanto na posição dos noivos quanto na posição dos "presenteadores".


Ganhamos a fotografia!


Que legal! Mas quem te deu a cobertura fotográfica de deu a chance da escolha? Veja, nós sempre bateremos em cima do seguinte ponto: como noivos, vocês precisam conhecer seus fotógrafos, simpatizarem com eles, terem certeza, garantida em contrato, de que as pessoas que você conheceu e gostou estarão presentes e serão responsáveis por registrar seus momentos. Tenha certeza de que esses profissionais se importam com vocês e com sua história, e que não estão tratando-os apenas como "mais um". 


Em nosso casamento nós não tivemos esses cuidados. Fomos tratados como "mais um", nossa história e nossos momentos foram tratados como "mais um". Nossos fotógrafos não nos conheciam; na verdade, eles sequer sabiam quem eram nossos pais. Por conta disso, em nosso dia mais importante, não temos registros do avô da Maria, muito querido para ela, que viajou de Pernambuco só para o casamento e que veio a falecer apenas três meses após o grande dia.


Por isso, noivos, garantam que a escolha desses profissionais será de vocês. Avisem a todos com antecedência sobre essa exigência, e não abram mão dela.


Quero dar a fotografia


Muito bom! Será de enorme ajuda para os noivos. Mas, se você não leu o parágrafo acima, volte e leia. Coloque-se na posição do casal, e não queira tirar o poder de escolha deles. Presenteie com o valor, ou diga o quanto você pode pagar, e pergunte aos noivos se o presente interessa a eles. "Ah, mas eu conheço o fotógrafo João há anos, ele é muito bom" - que bom que você gosta dele e do seu estilo, mas talvez os noivos não gostem, ou talvez esse fotógrafo seja especializado em festas infantis, e não em casamentos, que são universos totalmente distintos. Apresente o "João" aos noivos, mas deixe que eles escolham.


Considerações Finais


Fotografia, principalmente a de casamento, é muito mais que apertar um botão: é conhecer a história, cuidar dos momentos, prestar atenção para as personagens importantes... É registrar os momentos de uma história, de como as pessoas se sentiram naquele dia. Isso requer tato, sensibilidade e sintonia com o casal e com as pessoas mais próximas a eles. Maria e eu, Paulo, estamos sempre atentos a esse ponto. Se quiser saber mais sobre o nosso trabalho ou ainda tiver dúvidas, escreva para nós: contato@paulodgfotografia.com.br